segunda-feira, 4 de junho de 2012

Origem do nome Lagoa do Araçá




A "LAGOA DO ARAÇÁ" herdou seu nome do antigo "Sítio do Araçá", uma propriedade alagadiça da qual fazia parte e onde abundava a fruta "Araçá".

"Os araçazeiros são outras árvores que pela maior parte se dão em terra fraca na vizinhança do mar. A flor é branca e cheira muito bem. Aos frutos chamam araçazes, que são da feição de nêsperas, mas alguns muito maiores. A fruta se come inteira, e tem a ponta de azedo mui saboroso, da qual se faz marmelada, que é muito boa e melhor para os doentes de cãibras."
Notícias do Brasil - Gabriel Soares de Sousa - viajante (1587)

Características: Araçás e goiabas, em estado silvestre, são bastante semelhantes e pertencem à mesma família, das Mirtáceas. O araçá é, em geral, fruta mais ácida do que a goiaba; tem, também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porem, a maioria de suas variedades comuns menos carnuda e menos valiosa economicamente.
Importância culinária: Destacam-se como especialidades produzidas com a fruta os doces de pasta e de corte (também chamado de "marmelada de araçá", de sabor semelhante aos doces de goiaba e goiabadas). A polpa é suculenta e saborosa, apesar de bastante ácida. Por esse motivo, presta-se bem mais ao consumo na forma de sorvetes, doces ou bebidas do que in natura.
Importância para a saúde: As folhas, os frutos, a casca e as raízes, são empregados pela medicina popular como adstringente e antidiarréico; as folhas são utilizadas em banhos para aliviar as dores provocadas pela artrite e pelo reumatismo e As cascas são usadas para estancar hemorragias em geral.
Ainda hoje, sobrevivem alguns pés de Araçá nas proximidades da "LAGOA DO ARAÇÁ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário