Curiosidades

Araçá

 
O araçá é uma fruta nativa e bem conhecida no Brasil. Existem diversas variedades de araçás:
Rasteiros
Arbustivos
Arbóreos
Trepadores

Os sabores são bastante variados, tendo frutos com sabor de abacaxi, morango, pêra, maracujá e até maçã.
A planta está presente nos mais variados ecossistemas brasileiros: no Cerrado, nos Pampas Gaúchos, na Mata Atlântica, no Pantanal e na Amazônia. Tenho mais de 20 variedades de Araçás na minha coleção de frutas. O nome Araçá significa “fruta que tem olhos”,( A fruta, icá- olhos [alusão ao receptáculo da flor, que todos os frutos do gênero Psidium apresentam] ).

Descrição da Planta

Nome Científico: Psidium cattleianum Sabine
Família Botânica: Myrtaceae

De um modo geral, as espécies mais comuns apresentam porte arbóreo de 3 a 6 metros, com copa rala e irregular. O tronco é liso e descamante. As folhas são coriaceas, glabras, de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura. As flores são axililares, sobre pedúnculos unifloros de 5 a 10mm.
Os frutos são bagas globosas, variando muito de tamanho, contendo polpa branca, amarela, esverdeada e avermelhada, sendo mucilaginatinosa, suculenta, aromática e adocicada. Contem muitas sementes riniformes ( semelhante a rins ).

Propriedades Químicas em 100g de polpa comestível.

Energia - 62 kcal
Proteína - 1,50g
Lipídios - 0,60 g
Carboidratos - 14,30 g
Fibra - 5,20 g
Cálcio - 48,00 mg
Fósforo - 33,00 mg
Ferro - 6,30 mg
Retinol - 48,00 mcg
Vitamina B1 - 0,06 mg
Vitamina B2 - 0,04 mg
Niacina - 1,30 mg
Vitamina C - 326,00 mg.

Propriedades Medicinais

As folhas os brotos e os frutos do araçá do campo são adstringentes; suas raízes e cascas são empregadas em decocções para derreia. As cascas do araçá de coroa são usadas para estancar hemorragias em geral.


As folhas do araçá de flor grande são utilizadas em banhos para aliviar as dores provocadas pela artrite e pelo reumatismo.
As hemoptises e demais hemorragias, bem como as diarréias, podem ser tratadas com as folhas e cascas de araçá pêra e o araçá miúdo.
Fonte: heltonsaputa.vilabol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário